Quatro conselhos para melhorar a sua conexão do roteador WiFi sem gastar dinheiro
Você pode melhorar a qualidade de sua conexão WiFi sem gastar dinheiro. Teste essas quatro dicas antes de jogar a toalha. Podem parecer simples, mas em muitos casos podem ajudar.
1. Cuidado com o lugar do roteador
Isso influi e muito, inclusive modems mais atuais, com sinal potente e direcionado para superar obstáculos intermediários. Uma casa com dois que tem o modem no segundo piso pode resultar em um térreo sem sinal de WiFi. Mas se você colocar o dispositivo no primeiro andar (entre o térreo o e segundo andar), os três pisos do imóvel serão cobertos com internet sem fio.
A mesma regra vale na hora de superar muros: quanto menos o sinal tem que atravessar, melhor ele vai chegar, com maior estabilidade e desempenho.
2. Atualize o firmware do seu roteador
Muitos fabricantes atualizam periodicamente o firmware dos seus roteadores, incorporando melhorias, novas funções e maior segurança. Por isso (e por serem updates gratuitos), vale a pena atualizar sempre. O desempenho do roteador melhora em todos os serviços.
3. Mude o canal do WiFi
Um roteador trabalha em certos canais para emitir o sinal, mas se esses canais estão saturados, o desempenho vai cair e muito. Nesse caso, acesse as configurações do roteador e experimente outros canais.
4. Feche os downloads em segundo plano e proteja a sua rede
Esse é um tema recorrente, principalmente para os usuários menos experientes. As perdas de desempenho temporárias e ocasionais podem acontecer por conta da ativação de atualizações automáticas ou downloads em segundo plano, principalmente nos programas P2P (Torrent, por exemplo). Fechar esses programas vai melhorar muito o desempenho da internet.
Outro ponto importante é manter a nossa rede segura, para evitar intrusos, além de analisar sempre se o computador, tablet ou smartphone está livre de malwares.
Comentários