Aprenda como fazer Yakult com Kefir


Aprenda como fazer Yakult com kefir a partir de três receitas diferentes e confira alguns benefícios e cuidados acerca do consumo deste probiótico em sua dieta.
O Yakult é um leite fermentado comercial, preparado à base de leite desnatado e do probiótico Lactobacillus casei Shirota.
O problema é que além desses ingredientes, o produto também tem açúcar, o que pode ser um empecilho para aqueles que procuram reduzir a ingestão deste carboidrato em prol de sua saúde e boa forma.
Mas você sabia que pode existir uma alternativa menos açucarada para quem gosta da bebida? Pois é, estamos falando da versão caseira do Yakult preparada com kefir, que você vai aprender o passo a passo abaixo.
Depois que aprender como fazer Yakult com kefir, você pode aproveitar para entender um pouco melhor se o Yakult original engorda e conhecer outras receitas de Yakult caseiro light com diferentes ingredientes.

Sobre o kefir:


O kefir é um probiótico que promove uma melhoria na saúde digestiva
Acredita-se que a bebida tenha sido originada nas Montanhas do Cáucaso da Europa Oriental.
Entretanto, mais importante do que essa curiosidade é saber que existem inúmeros benefícios do kefir, já que ele é conhecido como um alimento rico em proteínas, cálcio, vitamina B e probióticos (bactérias e outros micro-organismos do bem), que beneficiam a saúde, especialmente o sistema digestivo.
A bebida também já foi associada com a melhoria da digestão e com a diminuição da inflamação no organismo.
No entanto, ainda que os probióticos e o kefir demonstram efeitos positivos em relação a doenças, as pesquisas em relação a eles estão muito provavelmente ainda em seus estágios iniciais.

Como fazer Yakult com kefir?
Vamos aprender três maneiras de como fazer Yakult com kefir:


Método 1
Ingredientes:

500 ml do soro de kefir (é possível retirá-lo ao coar o iogurte de kefir)
1 colher de sopa cheia de cream cheese de kefir ou 200 ml de iogurte de kefir
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ colher (sopa) de xilitol, stevia ou outro substituto natural do açúcar refinado
2 gotinhas de essência de laranja
Modo de preparo:
Junte todos os outros ingredientes e leve ao liquidificador, que deve estar com o copo e a tampa muito bem higienizados.
Bata tudo e sirva gelado, imediatamente. A quantidade que não for servida no momento deverá ser guardada bem vedada na geladeira.

Método 2
Ingredientes:

600 ml de soro de kefir (ele é obtido ao coar o iogurte de kefir)
250 ml de leite
Essência de baunilha a gosto
Adoçante (opcional)
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes dentro de uma garrafa esterilizada. Mexa bem com o auxílio de uma colher para que o soro fique bem misturado ao leite e sirva gelado.
A bebida pode durar entre sete a oito dias dentro da geladeira. Armazene a sua em uma garrafa bem esterilizada e vedada.

Método 3
Ingredientes:

Suco de 1 laranja pera
1 colher de sopa de essência de baunilha
700 ml de soro de kefir (obtém-se o soro de kefir ao coar o iogurte de kefir)
300 ml de iogurte de kefir
3 colheres de sopa de adoçante em pó stévia
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em um recipiente e bata com o auxílio de um mixer ou liquidificador.
Outra opção é colocar tudo em uma garrafa, tampar e chacoalhar bem para ficar tudo misturado.
Sirva-se e armazene o restante na geladeira em uma garrafa bem esterilizada e tampada.

Cuidados com o kefir:

O kefir deve ser evitado no período gestacional e durante o aleitamento materno
Segundo informações do site WebMD, o kefir é classificado como possivelmente seguro quando ingerido por adultos ao longo de até oito semanas.
No entanto, isso não significa que esse leite fermentado não exija cuidados, não tenha contra indicações ou não possa provocar reações adversas.

De acordo com a Mayo Clinic, para quem escolher fazer o kefir em casa, é fundamental lembrar-se de utilizar sempre leite pasteurizado para evitar contrair uma doença provocada por alimentos ou intoxicação alimentar.
“Em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, incluindo aqueles com HIV, Aids e diversas outras condições, os probióticos podem resultar em infecções perigosas”, advertiu o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars.
Segundo o site WebMD, como não existem informações suficientes confiáveis a respeito da segurança do uso do kefir para as mulheres gestantes e as lactantes, a recomendação é que elas evitem o consumo da bebida.
A publicação advertiu ainda que o kefir pode aumentar efeitos colaterais como problemas intestinais, problemas estomacais, feridas na boca, sonolência, transpiração e perda de cabelo em pacientes que passam pelo tratamento da quimioterapia do câncer de cólon.
Por isso, caso você sofra com qualquer tipo de doença ou condição específica de saúde, esteja grávida ou se encontre no período de amamentação do seu neném, consulte o seu médico para saber se pode ou não pode tomar kefir e outros produtos ricos em probióticos.
Além disso, nos primeiros dias de consumo os probióticos podem provocar reações como gases e desconforto abdominal leve, que devem melhorar depois que a pessoa se adapta a eles, afirmou o pesquisador da área de nutrição.
Também podem surgir sintomas como inchaço, náusea, cólica intestinal e prisão de ventre durante esse período inicial do uso do kefir, porém assim como mencionado acima, eles devem desaparecer com a utilização contínua do produto.
Caso você experimente efeitos colaterais mais graves ao kefir ou outros produtos com probióticos, procure rapidamente o auxílio médico para receber o tratamento necessário.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinação padrão de um violão

Como transformar número em código de barras no Word