16 possíveis benefícios da moringa
Moringa (Moringa oleifera) é uma planta medicinal indicada para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, proteger o fígado, diminuir a fadiga muscular e favorecer a perda de peso.
Isto porque essa planta é rica em nutrientes, como ferro, cálcio, carotenoides, quercetina e vitamina C, além de substâncias ativas como polifenóis e ácido clorogênico
que lhe conferem propriedades antioxidantes, antidiabéticas, analgésicas e anti-inflamatórias.
No entanto, ainda existem poucos estudos que comprovem todos seus benefícios e que descrevem as doses mínimas, assim como sua segurança para uso humano. Por esse motivo, em 2019, a Anvisa proibiu a venda de qualquer produto contendo a moringa, exatamente por considerar existirem poucos estudos que demonstrem as doses eficazes e a segurança dessa planta para a saúde.
16 possíveis benefícios da moringa
De acordo com alguns estudos científicos, a moringa poderá ser eficaz para:
1. Aumentar a capacidade respiratória
Alguns estudos indicam que esta planta parece ser capaz de aliviar os sintomas de doenças respiratórias crônicas, como a asma, pois ajuda a elevar as concentrações de hemoglobina e, consequentemente, de oxigênio circulante no sangue.
2. Prevenir a diabetes
A moringa possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a regular o estresse oxidativo no organismo, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, além de proteger as células do corpo.
3. Proteger o coração
Por ser rica em fibras, esta planta pode ajudar a diminuir a absorção de colesterol no intestino e a formação de placas de gordura nas artérias, diminuído assim o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, devido ao seu efeito antioxidante, a moringa também poderá evitar ou diminuir a inflamação do organismo, o que contribui para a saúde do coração.
4. Regular a pressão arterial
Devido à presença de tocoferóis, polifenóis e flavonoides na sua composição, a moringa poderia ajudar na regulação da pressão arterial, já que essas substâncias possuem efeito vasodilatador, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue.
5. Ajudar na perda de peso
A moringa é uma planta rica em fibras e proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuir a quantidade de alimentos e calorias ingeridos, facilitando a perda de peso.
Além disso, alguns estudos feitos em animais também indicam que a moringa pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura acumulada no corpo.
6. Prevenir e combater a anemia
As folhas da moringa possuem grande quantidade de ferro (105 mg por cada 100 g de folha), o que poderia favorecer a formação de glóbulos vermelhos e aumentar a quantidade de hemoglobina no sangue, ajudando no tratamento da anemia, especialmente da anemia causada pela falta de ferro.
7. Aumentar as defesas do organismo
A moringa possui vitamina C, polifenóis e betacaroteno na sua composição, que são substâncias que têm potencial para ajudar a reforçar o sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do organismo.
8. Ter efeito analgésico e anti-inflamatório
Devido à presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, que são substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório, a moringa poderia ser usada para aliviar os sintomas de problemas inflamatórios, como reumatismo e, até, inflamação da próstata, por exemplo.
9. Proteger e hidratar a pele
Devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A que possui, a moringa pode favorecer a formação de colágeno, além de facilitar a cicatrização da pele e sua hidratação.
10. Melhorar o sistema gastrointestinal
O consumo de moringa poderá prevenir e auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, além de ajudar a combater a prisão de ventre, devido a sua grande quantidade de fibras.
Além disso, como possui efeito vasodilatador, a moringa também poderia ser usada no tratamento de hemorroidas, por estimular a circulação sanguínea.
11. Prevenir o aparecimento de câncer
Alguns estudos parecem indicar que a moringa possui um efeito anticancerígeno, já que parece estimular a destruição de células cancerígenas, principalmente na mama e no intestino.
12. Melhorar a saúde da visão
A moringa é rica em beta-caroteno, que é um componente precursor da vitamina A que, dentre outras funções, é responsável por produzir pigmentos visuais que ajudam a manter a saúde da visão.
13. Diminuir os sintomas da menopausa
Uma vez que ajuda a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo durante este período, a moringa poderia ajudar a manter a concentração de hormônios durante a menopausa, diminuindo a intensidade dos sintomas. Saiba identificar os sintomas da menopausa.
14. Preservar a saúde dos ossos
Por ser rica em cálcio, a moringa serve para manter a saúde dos dentes e promover o desenvolvimento e manutenção da estrutura óssea, sendo importante para prevenir doenças como a osteopenia ou a osteoporose, que é uma doença que deixa os ossos fracos, podendo causar fraturas. Saiba mais sobre o que é a osteoporose e suas principais causas.
15. Proteger o fígado
A moringa possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a cuidar da saúde do fígado, pois melhora o seu funcionamento e tem efeito preventivo e terapêutico nos casos de fígado gordo causada por uma dieta rica em gordura.
16. Reduz a fadiga muscular
A moringa possui propriedades que ajudam a melhorar o desempenho físico e a reduzir a fadiga muscular, pois facilita a mobilização dos depósitos de gordura do corpo, retardando o esgotamento das reservas de glicogênio muscular e reduzindo o acúmulo de substâncias relacionadas ao desgaste dos músculos, como o lactato.
Desta forma, a moringa pode ser recomendada para pessoas que fazem treinos intensos ou que praticam esportes.
Propriedades da moringa
As possíveis propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática, anti-hipertensiva, antimicrobiana, hepatoprotetora e cicatrizante.
No mais, o consumo da raiz da planta também deve ser evitado por conta das concentrações excessivas de substâncias que podem, de fato, fazer mal à saúde.
Comentários